quinta-feira, 7 de abril de 2011


7 DE ABRIL: DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PLANOS DE SAÚDE



A relação de trabalho entre os médicos e os planos de saúde está cada vez mais deteriorada. Além dos reajustes insuficientes, muito abaixo da inflação dos últimos dez anos, há interferência na autonomia do  médico.  Os 160 mil médicos que atendem a saúde suplementar em todo o Brasil aguardam há muito tempo com grande expectativa as ações de suas entidades representativas.

Desta maneira, foi determinado eleger o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, como o Dia Nacional de Paralisação do Atendimento aos Planos de Saúde, como primeira ação de uma agenda de lutas para 2011 e definida pelas entidades médicas nacionais (CFM, AMB e FENAM).

São três as diretrizes nacionais do movimento:

1.Organizar a luta por reajustes de honorários tendo como referencia a CBHPM, 6ª edição, tanto na nomenclatura como nos valores

2.Exigir a regularização dos contratos entre operadoras e médicos, conforme a Resolução da ANS n° 71/2004

3.Promover ações no Congresso Nacional visando a aprovação de projetos de lei que contemplem a relação entre médicos e planos de saúde.

Em sequência, nos meses de abril e maio deve ser iniciado o processo de negociações com os planos de saúde selecionados pelas comissões estaduais de honorários médicos para, a partir de junho, em assembléias dos prestadores, definir as futuras ações do movimento.

Instamos os colegas para que se mobilizem, divulgando tanto a Carta Aberta à População (disponível no portal do CREMERS) que esclarece e pede o apoio dos usuários à mobilização dos médicos, como a Carta aos Médicos.

Recomenda-se a suspensão neste 7 de abril, no consultório e em outros estabelecimentos, de todas as consultas e procedimentos eletivos de pacientes conveniados a planos e seguros de saúde, com agendamento para data oportuna. Os atendimentos de urgência e emergência devem ser mantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário