segunda-feira, 21 de março de 2011

SIMULAÇÃO VIDEOCIRÚRGICA COM SIMULADORES DE REALIDADE VIRTUAL

Esta semana passada o Grupo de professores e alunos da II turma do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva do CETREX (Brasília, DF) esteve em treinamento no Medical Institute da Johnson & Johnson.
O aparecimento deste simuladores pode modificar o treinamento em videocirurgia, mas ainda existem várias questões a serem respondidas. No presente momento, temos optado pela inserção deste tipo de atividade como  complemento ao treinamento com a grande vantagem deste exercício estar acoplado a um processo de avaliação do aluno muito interessante e util.
No Medical Institute da Johnson são utilizados os simuladores da Simbionix. Também tivemos a oportunidade de trabalhar com simuladores LapVR no laboratório da faculdade de Medicina da USP em São Paulo.
Segue uma apresentação destes simuladores:

 
Simulador de Laparoscopia LapVR de Realidade Virtual para treinamento de alta fidelidade.
Este Simulador de Realidade Virtual médico e cirúrgico está revolucionando os cuidados médicos em treinamento e educação. Os simuladores de Realidade CAE HEALTHCARE provêem ambientes de treinamento realísticos que usam computador avançado em 3D, baseados em modelos físicos e gráficos, som de alta-fidelidade, e avaliação tátil realística. 
 Os simuladores permitem os profissionais de cuidado médico adquirir, manter, e melhorar a suas habilidades técnica em um ambiente que não possua risco aos pacientes onde enganos não têm nenhuma conseqüência e onde o uso animal é evitado.   

Desenvolvido através dos Fundamentos de Cirurgia de Laparoscopia (FLS) sugerindo 

currículo e extensão de procedimentos endossadas pela Sociedade Americana  de Cirurgiões de Endoscopia Gastrintestinal (Society of American Gastrointestinal Endoscopic Surgeons (SAGES)). 

O Sistema de LapVR™ provê treinamento para procedimentos minimamente invasivos. O sistema suporta tanto treinamento de um indivíduo quanto grupos, fornecendo um currículo em treinamento de laparoscopia em 5 níveis com diferentes graus de dificuldade e um procedimento de Colecistectomia laparoscópica com 18 casos diferentes. 

Habilidades essenciais

· Câmera de Navegação, Peg transfer, Cortar, Pinçar, Aplicação de clamps
· Adhesiolysis

Colecistectomia
· 18 casos diferentes, Desvios anatômicos realísticas, 3 níveis de dificuldade

Administração
· Fácil de importar e exportar dados, Currículo incorporado, pronto para usar
· Revisão dos resultados do aluno, Mantém controle do tempo usado pelo aluno nas simulações, Possibilidade de criar curso individual e para grupos
· Reporte impresso e/ou via e-mail, Possibilidade de desenhar seu próprio currículo
· Permite incluir instruções didáticas

LapVR™ Colecistectomia
· A meta do Módulo de Colecistectomia é de desenvolver técnicas e aptidões cognitivas assim como destreza na colecistectomia laparoscópica.  O modulo LapVR proporciona feedback importante que pode ser usado para avaliação e melhoria do desenvolvimento pessoal.
· O uso dos módulos de simulação proporciona pratica no uso do laparoscópio, navegação da câmera, identificação da estrutura da vesícula e estruturas subjacentes, e ajustes necessários quando encontrados desvios anatômicos.
· O modulo ajuda a desenvolver as habilidades necessárias para a dicecção seletiva da vesícula incluindo identificação, dicecção, pinçamento seguro e corte do ducto cístico e artéria cística, e finalmente a dicecção da vesícula da parede do fígado.

Objetivos do treinamento do LapVR™ Colecistectomia
· Escolha do melhor e mais eficiente método para tratar dos desvios anatômicos
· Discutir indicações, contra-indicações e complicações da colecistectomia laparoscópica 
· Entender o uso da eletro cauterização e alguns dos potenciais riscos
· Validar técnicas de orientação da câmera, seleção de instrumentos e dicecção dos respectivos ductos
· Melhorar as habilidades de pinçar, cortar e dissecção
· Melhorar técnicas e habilidades cognitivas requeridas para a colecistectomia laparoscópica
· Avaliação de desempenho identificando áreas fortes e áreas de melhoria
· Obter confiança na prática da colecistectomia laparoscópica antes de ser introduzido a cenários com paciente real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário