segunda-feira, 28 de novembro de 2011

HERNIOPLASTIA INCISIONAL POR VIDEOLAPAROSCOPIA

De forma curiosa, recentemente os dois grupos parceiros da Universidade Positivo no Paraná e do IEP-Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, publicaram a sua experiência em hérnias incisionais operadas por videolaparoscopia. Vejam os resumos abaixo:

Hernioplastia incisional laparoscópica. Experiência de 45 casos
Christiano Marlo Paggi Claus; Marcelo de Paula Loureiro; Danielson Dimbarre; Antonio Moris Cury; Antonio Carlos Ligocki Campos; Julio Cesar Uili Coelho
ABCD, arq. bras. cir. dig. vol.24 no.2 São Paulo Apr./June 2011



RESUMO
INTRODUÇÃO: Hérnia incisional é uma complicação freqüente da laparotomia. O reparo por sutura simples tem elevadas taxas de recorrência, e apesar do uso de prótese diminuir o risco de recidiva, ainda é elevado. Na década de 1990, o reparo laparoscópico da hérnia incisional ganhou popularidade. Os benefícios incluem redução no risco de complicações, menos dor e rápido retorno às atividades. Além disso, pode diminuir a taxa de recorrência.
OBJETIVO: Apresentar experiência com o tratamento laparoscópico das hérnias incisionais.
MÉTODO: Entre janeiro de 2007 e julho de 2010, 45 pacientes foram submetidos à reparo laparoscópico de hérnia incisional. Indicações incluíram espaço suficiente para posicionamento dos trocarteres e adequada sobreposição da prótese em relação ao defeito herniário. As contra-indicações foram: co-morbidades severas que limitavam o uso de pneumoperitônio e/ou anestesia geral, assim como histórico de peritonite difusa devido ao risco elevado de aderências intra-abdominais.
RESULTADOS: O tempo operatório médio foi de 76 minutos. Houve apenas uma (2,2%) complicação intra-operatória. Não houve nenhuma conversão. O tempo de internamento hospitalar foi igual ou inferior a 24 horas em 38 pacientes (84,4%). Quinze pacientes (33%) apresentaram complicações. Entretanto, 14 foram complicações menores (11 seromas indolores e 3 dor prolongada) e apenas uma complicação maior (perfuração tardia de ceco). Houve apenas uma recidiva (2,2%) após seguimento médio de 24,6 meses.
CONCLUSÕES: O reparo laparoscópico das hérnias incisionais é alternativa segura, viável e eficaz. Parece estar associado a menores taxas de complicações perioperatórias e tempo de internamento quando comparado ao reparo aberto.


Laparoscopic Incisional Hernioplasty 
MIGUEL PRESTES NÁCUL, LAURA MOSCHETTI, GUILHERME BEHREND SILVA RIBEIRO, JOSÉ GUSTAVO OLIJNYK, MAURO DE SOUZA SIEBERT JR., JAQUELINE BEHREND SILVA, EDUARDO DIPP DE BARROS, GUILHERME AREND PESCE
Bras. J. Video-Sur, 2010, v. 3, n. 3: 150-158
RESUMO
Objetivos: o reparo aberto de hérnias incisionais de grande porte está associado à significativa morbidade pósoperatória. The autores descrevem a técnica empregada e apresentam sua experiência com a correção de hérnias incisionais de médio e grande porte da parede abdominal por videolaparoscopia. Pacientes e Métodos: foram analisados retrospectivamente, ao longo de 13 anos, 46 pacientes submetidos à hernioplastia incisional videolaparoscópica, com seguimento pós-operatório mínimo de um ano.  Resultados: vinte pacientes pertenciam ao sexo masculino e vinte e seis ao sexo feminino, com idade média de 48 anos (27-78 anos). As hérnias variaram de 5 a 25 cm de diâmetro. O tempo cirúrgico médio foi de 105 minutos (30-240 minutos). Houve uma conversão para cirurgia aberta e um procedimento foi interrompido por suspeita de infarto agudo do miocárdio trans-operatório. Em 41 casos foram utilizadas telas de polipropileno. Apenas em três pacientes, foram utilizadas telas revestidas (em um caso, polipropileno e PTFE - DualMesh Bard® e em dois casos, telas de polipropileno e silicone -  Microval®). The telas foram posicionadas intraperitonealmente e fixadas por suturas de polipropileno passadas transparietais, atadas na aponeurose anterior, com fixação complementar de grampos de titânio. Em dois casos, fixou-se apenas com grampos helicoidais. Drenos não foram utilizados. Todos pacientes receberam alta em até 72 horas, exceto um que apresentou fístula enterocutânea. Complicações peri-operatórias maiores ocorreram em 6 pacientes, incluindo um óbito por perfuração intestinal. Não houve recidiva até o presente momento. Conclusão: a hernioplastia incisional por videolaparoscopia é uma boa opção para o tratamento das hérnias incisionais, com morbidade aceitável.


link -  http://www.sobracil.org.br/revista/jv030303/bjvs030303_150.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário