segunda-feira, 30 de agosto de 2010

TRABALHOS APRESENTADOS CONGRESSO BRASILEIRO DE VIDEOCIRURGIA DA SOBRACIL

O grupo do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva do IEP-Hospital Moinhos de Vento apresentou dois trabalhos durante o Congresso da SOBRACIL que encerrou no último dia 28 de agosto.
Segue abaixo o resumo dos trabalhos:

2. EXPERIÊNCIA INICIAL COM A COLECISTECTOMIA MINILAPAROSCÓPICA E MIDILAPAROSCÓPICA: TÉCNICA E RESULTADOS EM 29 CASOS

Miguel Prestes Nácul, José Gustavo Olijnyk, Artur Pacheco Seabra, Oly dos Campos Corleta, Leandro Totti Cavazzola, Guilherme Behrend Silva Ribeiro, Eduardo Dipp de Barros, Jaqueline Behrend Silva, Guilherme Arend Pesce, Laura Moschetti,

Instituição: Curso de Pós Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS.

 RESUMO

OBJETIVOS: O avanço da cirurgia minimamente invasiva permitiu desenvolver equipamentos com diâmetros mais reduzidos que culminou com o "state of the art" dos equipamentos de 2 mm, também conhecidos como "agulhoscópicos". Apesar das vantagens de menor trauma e melhor estética, seu alto custo e dificuldade de manuseio têm impedido maior disseminação do uso destes equipamentos. No entanto, a técnica descrita por Gustavo carvalho colecistectomia mini-laparoscópica (CML) sem uso de clips ou ótica menor de 10 mm não mostrou diferença nos riscos, morbidade, e mortalidade em relação ao procedimento laparoscópico convencional. Manteve os resultados estéticos da CML e apresentou uma redução significativa nos custos, possibilitando ser utilizada numa maior quantidade de pacientes. Os autores apresentam a experiência inicial com a técnica da minilaparoscopia e da midilaparoscopia.
MÉTODO: Foram analisados a técnica e os resultados de pacientes submetidos à colecistectomia por técnica minilaparoscópica e midi-laparoscópica entre os anos de  2008 até 2010.
RESULTADOS: Foram submetidos ao procedimento 29 pacientes (79,3% mulheres; idade média 44 variando de 26 a 67 anos). Todos apresentavam colecistite litiásica crônica em vários estágios da doença ou pólipos de vesícula. Em vinte pacientes foi utilizada a técnica de minilaparoscopia descrita pelo Dr. Gustavo Carvalho (quatro trocartes, dois de 2mm, um de 3mm e um de 10mm). Dois caos foram convertidos para técnica midilaparoscópica com colocação de trocartres de 5 mm para facilitar o procedimento determinando maior preensão. Em sete casos utilizou-se desde o princípio a técnica midilaparoscópica devido a idéia de poupar os frágeis pinças de 2 e 3mm, em especial o ganco momopolar ou por falta de materail específico. Destes casos, um foi convertido para técnica laparoscópica convencional por queda de cálculo durante a retirada “as cegas” da vesícula pelo trocater umbilical (colocção de segundo trocater de 10 mm no epigástrio).. Em oito casos houve abertura da vesícula biliar a maior parte nas minilaparoscopias. Um caso de coledocolitíase residual tratada com papilotomia por vIa endoscópica. Nenhum caso foi realizad colangiografia. Todos os procedimentos tiveram duração de até 60 minutos, exceto um caso que durou 120 minutos.Não houve mortalidade, lesão intestinal, vazamentos de bile pós-op ou danos ao ducto biliar, hemorragias e necessidade de reoperação.
CONCLUSÃO: modificações na técnica da mini-laparoscopia que reduzam o custo destes procedimentos tornando-os mais efetivos e seguros, permitindo maior disseminação do método, incluindo a proposta da midilaparoscopia com instrumental laparoscópico convencional de  5 mm. A colecistectomia minilaparoscópica é segura e factível, com resultados cosméticos superiores à colecistectomia laparoscópica. A técnica apresentada não mostrou diferença nos riscos operatórios em relação ao procedimento minilaparoscópico usual ou à laparoscopia convencional. Esta manteve os resultados estéticos propostos na técnica minilaparoscópica já estabelecida. A técnica proposta permite uma maior disseminação da técnica,  possibilitando que a mesma possa vir a ser utilizada em benefício de uma maior quantidade de pacientes.


2. ALTERNATIVAS TÉCNICAS HETERODOXAS NA HERNIOPLASTIA INGUINAL VÍDEO-ENDOSCÓPICA

Autores:
Miguel Prestes Nácul, Guilherme Behrend Silva Ribeiro, José Gustavo Olijnyk, Eduardo Dipp de Barros, Jaqueline Behrend Silva, Guilherme Arend Pesce, Laura Moschetti, Artur Pacheco Seabra, Oly dos Campos Corleta, Leandro Totti Cavazzola

Instituição: Curso de Pós Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS.

RESUMO

OBJETIVOS: Os autores apresentam alternativas técnicas para hernioplastia inguinal vide-endoscópica por técnica extra-peritoneal visando redução de custos, simplificação técnica, mantendo os bons resultados.
METODOLOGIA: São apresentadas alternativas técnicas para hernioplastia inguinal TEP: utilização de diferentes tipos de sistemas para confecção do espaço pré-peritoneal e a não fixação da tela.
RESULTADOS: No período analisado foram realizadas 106 hernioplastias extraperitoneais (TEP), em 97 pacientes. Destes pacientes, 9 tinham hérnias bilaterais. A média de idade foi de 47 anos, sendo 87% do sexo masculino. O tempo cirúrgico mediano foi de 30 minutos. Os achados transoperatórios foram: hérnia inguinal indireta (57%, n=57, sendo duas recidivadas e 4 bilaterais), hérnia inguinal direta (25%, n=25, sendo duas recidivadas e duas bilaterais), hérnia femoral (8%, n=9) e hérnia mista (8%, n=6, sendo 3 bilaterais) (Tabela 1). Houve 3 conversões para TAPP.O uso de balão de látex confeccionado com dedo de luva cirúrgica para a confecção do espaço pré-peritoneal na hernioplastia inguinal TEP é usado como alternativa ao eficiente, porém caro, trocater-balão, com resultado aceitável na dissecção do espaço pré-peritoneal. A não-fixação da tela nesta técnica busca diminuir custos, sem prejuízo ao resultado do procedimento. CONCLUSÃO: Os autores oferecem alternativas técnicas no sentido de suprir eventuais dificuldades de material ou buscando a diminuição de custos, com bons resultados e simplicidade de reprodução técnica.



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CONGRESSO DA SOBRACIL

Hoje, segunda-feira, faltam três dias para o início do Congresso da SOBRACIL em Salvador, BA. Programa científico forte, convidados estrangeiros vários, participação maciça dos colegas latino-americanos em função do Congresso da ALACE. No dia 26, quinta-feira, a Ethicon fará um simpósio sobre o tratamento das hérnias incisionais, aproveitando também para lançar o sistema para hernioplastia umbilical. O Dr. Leandro Cavazzola (RS) e o Dr. Flávio malcher serão os "speakers".

RESOLUÇÕES DO XII ENEM - CARTA DE BRASÍLIA

Terminado o Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), realizado entre os dias 28 e 30 de julho, em Brasília (DF), as lideranças médicas compilaram em um documento intitulado Carta de Brasília todas as decisões referentes aos três principais temas debatidos ao longo dos dias – formação médica, mercado de trabalho e remuneração e políticas de saúde pública e relações com a sociedade. A carta norteará as atividades do movimento médico pelos próximos anos.

Veja o documento completo:

CARTA DE BRASÍLIA
MANIFESTO DOS MÉDICOS À NAÇÃO

Nós, médicos, representados no XII Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), de 28 a 30 de julho de 2010, em Brasília, reiteramos nosso compromisso ético com a população brasileira. Neste ano, no qual o futuro do país será decidido pelo voto, apresentamos à nação e aos candidatos às próximas eleições nossa pauta de reivindicações, que necessita ser cumprida urgentemente para não agravar ainda mais a situação que já atinge setores importantes da assistência em saúde. Esperamos respostas e soluções aos problemas que comprometem os rumos da saúde e da Medicina, contribuindo assim, para a redução de desigualdades, para a promoção do acesso universal aos serviços públicos e para o estabelecimento de condições dignas de trabalho para os médicos e de saúde à população, para que este seja realmente um país de todos.

1. É imperioso garantir a aprovação imediata da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que vincula recursos nas três esferas de gestão e define o que são gastos em saúde. Esse adiamento causa danos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e compromete sua sobrevivência.

2. O Governo Federal deve assegurar que os avanços anunciados pela área econômica tenham repercussão direta no reforço das políticas sociais, particularmente na área da saúde, que sofre com a falta crônica de recursos, gestão não profissionalizada e precarização dos recursos humanos.

3. São urgentes os investimentos públicos em todos os níveis de assistência (atenção básica, média e alta complexidade) e prevenção no SUS. O país precisa acabar com as filas de espera por consultas, exames e cirurgias, com o sucateamento dos hospitais e o estrangulamento das urgências e emergências, além de redirecionar a formação médica de acordo com as necessidades brasileiras.

4. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) precisa assumir seu papel legítimo na regulação entre empresas, profissionais e a população para evitar distorções que penalizam, sobretudo, o paciente. A defasagem nos honorários, as restrições de atendimento, os descredenciamentos unilaterais, os “pacotes” com valores prefixados e a baixa remuneração trazem insegurança e desqualificam o atendimento.

5. O papel do médico dentro do SUS deve ser repensado a partir do estabelecimento de políticas de recursos humanos que garantam condições de trabalho, educação continuada e remuneração adequada.

6. A proposta de criação da Carreira de Estado do Médico deve ser implementada, como parte de uma necessária política pública de saúde, para melhorar o acesso da população aos atendimentos médicos, especialmente no interior e em zonas urbanas de difícil provimento. No Brasil, não há falta de médicos, mas concentração de profissionais pela ausência de políticas – como esta – que estimulem a fixação nos vazios assistenciais, garantindo a equidade no cuidado de Norte a Sul.

7. A qualificação da assistência pelo resgate da valorização dos médicos deve permear outras ações da gestão nas esferas pública e privada. Tal cuidado visa eliminar distorções, como contratos precários, inexistência de vínculos, sobrecarga de trabalho e ausência de estrutura mínima para oferecer o atendimento ao qual o cidadão merece e tem direito.

8. Atentos ao futuro e à qualidade do exercício da Medicina, exigimos aprofundar as medidas para coibir a abertura indiscriminada de novos cursos, sem condições de funcionamento, que colocam a saúde da população em risco. De forma complementar, é preciso assegurar que a revalidação de diplomas obtidos no exterior seja idônea e sem favorecimentos, assim como oferecer a todos os egressos de escolas brasileiras vagas em Residência Médica, qualificadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR), entidades médicas e sociedades de especialidade.

9. Num país de extensões continentais, torna-se imperativo trabalhar pela elaboração de políticas e programas de saúde que contemplem as diversidades regionais, sociais, étnicas e de gênero, entre outras, garantindo a todos os brasileiros acesso universal, integral e equânime à assistência, embasados na eficiência e na eficácia dos serviços oferecidos, convergindo em definições claras de políticas de Estado para a saúde.

Preocupados com o contexto da Saúde no Brasil e com o descumprimento de suas diretrizes e princípios constitucionais, nós, médicos, alertamos aos governos sobre seus compromissos com a saúde do povo brasileiro.



Brasília, 30 de julho de 2010

ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA (AMB)
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM)
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS (Fenam)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

REUNIÃO CIENTÍFICA DA SOBRACIL EM NOVO HAMBURGO, RS

Simpósio de Cirurgia
Minimamente Invasiva de Novo Hamburgo

ATIVIDADES CIENTÍFICAS BRASIL A FORA

COMPAREÇA AO I HERNIA MEETING, em Curitiba, nos dias 12 e 13/08/2010.

Local - Hospital da Cruz Vermelha Brasileira - Filial de Curitiba
Fique por dentro das mais modernas técnicas e materiais utilizados no tratamento da doença herniária!

Cirurgias ao vivo!

Coordenação:

  • Dr Sérgio Roll (SP) - Pioneiro da videocirurgia na América Latina e próximo Presidente da American Hernia Society
  • Dr James Skinovsky (PR) - Prof Titular de Clínica Cirúrgica da Universidade Positivo

Informações e inscrições on-line pelo site www.lapsurg.com.br

PLUS: Para os inscritos neste curso, será liberado gratuitamente o acesso ao material do módulo de Hérnia do WebCourse.

Não perca esta oportunidade!!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

III CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE VIDEOCIRURGIA

A SOBRACIL-RS em conjunto com a SOBRACIL-SC e PR inicia o complexo processo de montagem do II Congresso Sul-Brasileiro de Videocirurgia da SOBRACIL. O evento ocorrerá no Hotel Serrano Resort de 19 a 21 de maio de 2011 e promete integrar a qualidade científica com organização e diversão em uma bela cidade em sua alta estação. Segue abaixo a palavra do Dr. Leo Limberger, Presidente do Evento:


Vinte anos de Videolaparoscopia no Brasil!
Este excitante fato moveu a SOBRACIL-RS a reunir em Gramado não só médicos de todos os locais brasileiros como também de países vizinhos. Compartilhar e divulgar avanços nas técnicas laparoscópicas, novos instrumentais e medicamentos nos balizarão a promover um melhor cuidado com a saúde de nossas pacientes.
Os avanços da videolaparoscopia estão sendo decisivos, direta e indiretamente, na melhoria da qualidade de vida das pessoas, revolucionando, inclusive, os antigos modelos cirúrgicos. Pretendemos reunir no Hotel Serrano de Gramado médicos que abordem os “Novos Horizontes das Terapias Clínicas e Cirúrgicas”. Após as palestras, estes ficarão em sala apropriada disponíveis aos participantes para troca de idéias, alem disso estarão respondendo a perguntas individuais.
Não podemos negar as virtudes da Serra Gaúcha. Sendo assim, asseguramos que colegas e familiares do centro, norte, nordeste e dos paises vizinhos encontrarão além do ar puro, das flores, da natureza exuberante, da cordialidade a virtuose da hotelaria e gastronomia de Gramado. Estes prazeres regados ao bom vinho, aquecido por nossas lareiras e malhas transformarão, vossa estada, num final de semana de congraçamento médico inesquecível.
Pretendemos oferecer-lhes um evento com características internacionais, associando temas científicos de ponta, com programas sociais inesquecíveis. Estamos empenhados neste desafio. Cursos pré-congressos, temas e moldes inovadores de apresentação evitarão a monotonia das aulas habituais.
Este II Congresso Sul Americano de IV Congresso Sul Brasileiro de Videocirurgia se concretiza graças ao apoio de múltiplas entidades como: SOBENGE, FEGOBI, SOGIRGS, SOCIGERS, CIPE-RS, SBCP-RS, SBU-RS, AGCP e SGG.
Agora só falta a pessoa mais importante deste evento: VOCÊ. Sua inscrição tornará mais grandiosa a programação e aumentará nossa responsabilidade na organização. Venha ao Sul! Garantimos que você não se esquecerá deste evento.
Dr. Leo Francisco Limberger
Presidente do Congresso
Dr. Miguel Prestes Nácul
Comissão Organizadora das Cirurgias
Dr. Carlos Isaia Filho
Comissão organizadora da Ginecologia


CONGRESSO AMERICANO DE HÉRNIA " CALL FOR ABSTRACTS"

Evento de altíssima qualidade, o Congresso Americano de hérnia realizado anualmente reúne as maiores expressões do mundo em hérnias. No próximo ano, o Congresso ocorrerá na cidade de São Francisco na Califórnia de 16 a 19 de março. O Dr. Sergio Roll, cirurgião paulista e professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva do Hospital Moinhos de Vento assume como board da Amercan Hernia Association e está divulgando o evento.
Segue abaixo a divulgação:


American Hernia Society

CALL FOR ABSTRACTS, POSTERS, & VIDEOS

Deadline for submission: October 1, 2010

www.americanherniasociety.org
Click: Submit Presentations

MEETING:
March 16-19, 2011
The Palace Hotel
San Francisco, CA

PROGRAM CHAIR:
Todd Heniford, MD

PRESIDENT:
John Murphy, MD
Troy, MI
Information: American Hernia Society
P.O. Box 4834 | Englewood, CO 80155
Tel: (866)798-5406  | Fax: (303)-771-2550
Email: contact@americanherniasociety.org
Website: www.americanherniasociety.org


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

NOVIDADES CONGRESSO SOBRACIL SALVADOR, BA

Novidades do Congresso da SOBRACIL que ocorre de 25 a 28 de agosto em Salvador, BA - convidados estrangeiros que grande qualidade (Jeffrey Marks, Arnaud Wattiez) e abertura com jazz.

TREINAMENTO EM VIDEOCIRURGIA CETREX - BRASÍLIA, DF

Principal projeto de ensino em videocirurgia no Brasil, o CETREX de Brasília, DF coordenado pelo Dr. Elias Couto Filho divulga as atividades do treinamento de setembro de 2010, do dia 18 a 21 de setembro. Realizadas em um centro de treinamento em cirurgia experimental muito bem estruturado, as atividades incluem a continuidade das atividades das primeiras e segundas turmas do Curso de Pós-graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva, além de cursos intensivos básicos e avançados em várias áreas. A novidade será o primeiro curso aberto de mini-laparoscopia que será ministrado pelo Dr. Gustavo Carvalho de Recife, PE e pelo Dr. Leandro Totti Cavazzola de Porto Alegre, RS nos dias 24 e 25 de setembro. Por fim, estão abertas as inscrições para o terceiro curso de pós-graduação que iniciará em março de 2011.