segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

NOTES 2012

Surgery via natural orifices in human beings: yesterday, today, tomorrow.

First Department of Surgery, "Laiko" General Hospital, National and Kapodistrian University of Athens, Agiou Thoma 17 St., Athens 11527, Greece.

Am J Surg. 2011 Dec 27.

RESUMO

RACIONAL:


Foi realizada uma avaliação de modelos, técnicas e aplicabilidade para o contexto clínico, principalmente em procedimentos de cirurgia geral dos procedimentos por orifício naturais (NOTES). NOTES tem atraído muita atenção recentemente por seu potencial para estabelecer uma abordagem alternativa aos procedimentos cirúrgicos realizados por via convencional através de um orifício natural.
 Apesar da cirurgia ser potencialmente sem cicatriz pela abolição da incisão cutânea, ela pode estar relacionada a complicações. Por isto, a segurança e a eficácia desta nova tecnologia cirúrgica deve ser avaliada.

MÉTODOS:

Estudos foram identificados através de pesquisa MEDLINE, EMBASE, Cochrane Library, e Entrez PubMed de 2007 a fevereiro de 2011.
 A maioria das referências foram identificados nos anos de 2009 e 2010. Havia limitações quanto a população que foi avaliada (apenas os seres humanos, não cadáveres ou animais), mas não houve limitações quanto ao nível de evidência dos estudos que foram avaliados.

RESULTADOS:

Os estudos que foram considerados aplicáveis ​​para nossa revisão foram publicados principalmente 2007-2010.
 Todos os estudos avaliados foram realizados apenas em seres humanos. Estudamos as vias de acesso mais comuns referidas na literatura, tais como vaginal, oral, gástrico, de esôfago, anal ou uretral. A via de acesso e o método ideal não pôde ser estabelecida devido à natureza diferente de cada procedimento.Estudamos principalmente estudou procedimentos na área de cirurgia geral, tais como colecistectomia, câncer intestinal, câncer renal, apendicectomia, mediastinoscopia e peritoneoscopia. Todos os procedimentos foram viável e a maioria deles teve um curso de pós-operatório sem intercorrências. Uma série de problemas técnicos foram encontrados, especialmente no que diz respeitos a procedimentos NOTES puro, o que torna a necessidade de desenvolver novos instrumentos endoscópicos para facilitar cada abordagem, inegável.

CONCLUSÕES:

NOTES ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento e tecnologias mais robustas serão necessárias para alcançar confiança na segurança do fechamento visceral e superar os desafios técnicos.Estudos bem delineados de seres humanos precisam ser realizados para determinar a segurança e a eficácia de NOTES em um ambiente clínico.
 Entre as abordagens avaliadas, a rota transvaginal parece ser menos complicada, porque praticamente elimina preocupações com vazamentos e fístulas. A abordagem transvaginal ainda favorece cirurgias do abdome superior, pois proporciona uma melhor capacidade de manobra para orgão desta região do abdome (por exemplo, fígado, vesícula biliar, baço, esôfago abdominal e estômago). O estômago é considerado um dos alvos mais promissores porque este órgão de grande porte, uma vez adequadamente mobilizado, podem ser facilmente seccionado com um grampeador. A maioria das abordagens parece ser viável mesmo com os equipamentos utilizados hoje em dia, mas para alcançar melhores resultados e aplicações mais amplas para os seres humanos, a necessidade de desenvolver novos instrumentos endoscópicos para facilitar cada abordagem é necessária.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR
Continuam as publicações sobre procedimentos por orifícios naturais. Muitas delas ainda são artigos de opinião ou revisão. Este usa a meta-análise.No entanto, a questão parece simples. Trata-se de um procedimento que para a imensa maioria das doenças, em especial, aquelas mais comuns, não tem relação custo benefício boa, sequer minimamente adequada. são cirurgias que feitas por NOTES se tornam mais caras, mais difíceis de realizar, mais perigosas. Além disso, apresentam mínimas vantagens em relação aos procedimentos vídeo-endoscópicos "convencionais". Isto piorou ainda mais com a introdução da minilaparoscopia e , eventualmente, do controverso acesso (ou portal) único.
Em conclusão. o grande legado atual do NOTES é estimular o desenvolvimento de novos instrumentais, em especial, flexíveis que propiciarão uma evolução da endoscopia terapêutica. Além disso, NOTES estimulou os videocirurgiões saírem de um marasmo e buscarem melhora ainda mais as suas cirurgias no sentido de oferecer cada vez mais procedimentos minimamente invasivos aos seus pacientes, propiciando a estes uma recuperação pós-operatória ainda melhor e um efeito estético muito perto de uma cirurgia invisível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário