1) Na sua visão, qual a importância da integração entre empresas, profissionais médicos e instituições de ensino no aprimoramento e desenvolvimento de instrumentais e novas técnicas cirúrgicas?Entrevista concedida pelo Dr. Miguel Nácul - Co-Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva do IEP-Hospital Moinhos de Vento - POrto Alegre, RS para o site da empresa BhioSupply
Resposta: Fundamental, comprovada historicamente e a cada dia. A evolução da videocirurgia, rápida e espantosa, só foi possível pelo desenvolvimento técnico acrescido das soluções tecnológicas oferecidas pela indústria. E todas estas soluções tecnológicas vieram da integração do médico com a indústria. O médico vê as suas necessidades e solicita soluções a indústria. Além disso, a videocirurgia projeta as suas áreas de evolução vislumbrando técnicas menos invasivas (minilaparoscopia, LESS, NOTES, robótica) todas são totalmente dependentes desta relação. Por outro lado, temos que evitar situações em que a indústria força o uso de tecnologias que claramente não trazem vantagens algumas as técnicas hoje colocadas, investimento no convencimento dos médicos e na disseminação do novo material eventualmente até de forma perigosa para os pacientes.
2) Como o senhor avalia a inovação da técnica cirúrgica nacional em relação aos países, chamados, desenvolvidos? Somos bem vistos? Temos credibilidade?
Resposta. a impressão que tenho é que ainda estamos muito atrás.Porém, existem linhas de desenvolvimento interessantes e uma classe videocirúrgica muito preparada para auxiliar a indústria nacional no desenvolvimento de novas plataformas e novos instrumentais.
3) Recentemente o senhor conduziu uma turma do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) do Hospital Moinhos de Vento até a planta industrial da Bhio Supply, em Esteio (RS). Como foi a experiência? Qual a importância desta visita para seus alunos e futuros cirurgiões?
Resposta. A atividade faz parte do currículo do curso e a conceituo como muito importante. O conhecimento extenso sobre equipamento e instrumental é fundamental no desenvolvimento de uma técnica extremante e cada vez mais tecnológico-dependente.
Já os alunos gostaram muito da atividade que superou em muito as suas expectativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário